3.12.04

Navegar contra os ventos - À BOLINA

A Registos Autónomos e a Discantus-Mundo da Canção apresentam o conjunto de 15 novos originais que formam o mais recente álbum, "À BOLINA", do músico RUI AZUL, lançado em Portugal em Março deste ano.
Trata-se de um registo a solo do saxofonista portuense já com 30 anos de carreira, que traça aqui novas direcções, sulcando rotas inovadoras e raramente sulcadas, em águas territoriais da Música Portuguesa.
Como o título sugere, existe um paralelismo entre a arte náutica de velejar contra o vento e a persistência do músico em apontar rotas menos comerciais, enfrentando ventos que amiúde não sopram de feição, para aqueles que rumam às latitudes da originalidade na orientação estética musical e às longitudes temperadas pelas influências étnicas, desde as mais remotas até às mais próximas.
Um diário de bordo instrumental, assim poderíamos definir este álbum, que vai singrando a todo o pano, do Mediterrãneo aos mares do Oriente, levando-nos a visitar paragens remotas e cenários exóticos.
Rui Azul, além de tocar sax tenor, MIDI wind controller, instrumentos de sopro e de percussão étnicos, assina igualmente a gravação, misturas, masterização e design gráfico da capa e do booklet, assim como a execução e manipulação digital da totalidade dos instrumentos e sonoridades diversas que podemos ouvir neste CD.
É devido às suas características independentes, "navegando fora das rotas mais comerciais", que se torna fulcral a contribuição da comunicação social, dos seus jornalistas, radialistas, comentadores e divulgadores culturais, que ao analisarem, interpretarem, revelarem e destacarem o trabalho produzido pelos criadores portugueses, contribuem de facto para a valorização do panorama musical e cultural do nosso Paí­s.

Registos Autónomos