28.8.06

JAZZ WORKSHOP


Muitas pessoas, músicos e melómanos me questionam sobre a possibilidade de poderem ter aulas individuais de saxofone, de improvisação, de Jazz, no fundo, mas focalizadas ou aplicadas especificamente a um estilo, a um músico, a um tipo de temas ou até a algumas determinadas dificuldades que encontraram em improvisar determinado standard, em melhorar a sonoridade ou, por exemplo, solar sobre Blues quando acompanham um guitarrista.
Realmente não se encontra facilmente resposta eficiente a este tipo de questões nas escolas de música ou de Jazz, e é concerteza demasiado inscrever-se num curso ou ter aulas colectivas durante um ou vários anos para o efeito, sobretudo se tiverem que chamar o professor à parte no final para enfim conseguirem abordar os assuntos que vos interessam...
Pensando nestas situações, decidi-me por fim disponibilizar-me a transmitir aquilo que sei e que fui (e vou) aprendendo ao longo destes 30 anos como músico e a auxiliar na descoberta das soluções para as dificuldades específicas com que músicos e não-músicos se venham a debater ou que os impeçam de alcançar determinada meta que propuseram a si próprios. ( Ajudar a encontrar, sim, porque estou a anos-luz de saber tudo, e todos os dias aprendo algo novo...)

3 comments:

Rui Azul said...

Obrigado pela pergunta pertinente. O workshop está oficialmemte aberto, sem data previsível de encerramento. As sessões, porque particulares, ("workshop for two", ou "me and you..."), decorrerão nos locais que sejam mais convenientes para os interessados(my place, your place, no parque da cidade, on the subway, taking the A train, (apenas "under the Bridge", como fazia o Rollins, é que não dá lá muito jeito, apanhar o voo para NY sempre que haja session...). Quanto às horas, é ajustável e combinável, sem terem que ser sempre "at the same place, at same time".

willshakeyou said...

Rui azul! haha digo isto desta forma porque nao cheguei lá à primeira, so depois percebi que isto era o Blog desse grande sax player ;) vi te a tocar no Minneman's Blues Band no Bflat, e curti montes :D és capaz de ter reparado no adolescente todo hiphopeiro na primeira fila dois dias seguidos, a abanar a cabeça freneticamente lol
encontrei este blog a procurar por informaçoes sobre o Hot Five. Estudo guitarra jazz há um ano, e nao conhecia nenhum sitio com jams de jazz (o uptown bar tem jams porreiras e uma vibe fixe, mas eu kero jazz!! =D ) quando me falaram do Hot five fikei todo entusiasmado :D
Grande blog que tens aqui, vou passar aqui frequentemente para ouvir (mais ler, mas mesmo assim) as sabias palavras de um grande músico ;)

Peace & Blessings

Anonymous said...

Meus amigos ,coloquei mais uma aula grátis no youtube
O assunto é ARTICULAÇÕES JAZZISTAS onde explico os 03 sinais mágicos - > ^ usados pelos instrumentistas de sopro dento do repertório para Big Bands ,quinteto de saxofones e naipe de metais e principalmente pelos saxofonistas solistas dentro do repertório jazzistico e de improvisação ,sendo que estas articulações podem ser usadas dentro da música popular ,chorinho etc...
Espero que esta aula possa ajudar os saxofonistas que estão longe dos grandes centros ou não tiveram ainda a oportunidade de estudar as ARTICULAÇÕES dentro do mundo JAZZISTICO já que a maioria dos métodos como Klosé, Giampierre,Amadeu Russo,Nabor Pires Camargo que trata deste assunto com um enfoque mais ERUDITO .
Como sou oboista e flautista (musica antiga ) conheço bem as diferenças e as necessidades de cada estilo e sendo o saxofone o símbolo do free jazz ainda existe pouco material em vídeo sobre articulação dentro da linguagem jazzista ,embora existam muitos livros com as articulações - > ^ escritas geralmente de origem americana nossos saxofonistas ficam sem entender como é a sonoridade e como fazer estas articulações .Por isso gravei esta vídeo aula com o passo a passo para que todos possam entender como soa e como deve ser feito ao aplicar estas articulações - > ^ em suas interpretações onde ao tocar em naipe se faz EXTREMANENTE necessária o uso de articulações em comum .

Esta vídeo aula é grátis e faz parte da Escola Online de sax-Explicasax

SOM ROUCO e VIBRATOS (07 Partes )
http://www.youtube.com/watch?v=HL1vVKAZpRQ

AULA PARA INICIANTES NO SAX EXPLICANDO A EMBOCADURA,ESCALA,ETC...(07 Partes )
http://www.youtube.com/watch?v=Qs5-NMG-u60

ARTICULAÇÕES JAZZISTICAS NO SAX (06 partes)
I Parte-Articulações jazzísticas no sax
http://www.youtube.com/watch?v=WUcqneo-0lY

Prof.Ivan Meyer
www.explicasax.com.br
Aulas Online de Sax

"Um mundo mágico te espera no link abaixo"

http://explicasax.com.br/forum/viewtopic.php?t=18201&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight