25.2.06

4 tenors



My special thanks to this 4 gentlemen: Ben, Dex, Joe & Prez. Major influence on my sax playing.

19.2.06

Sax surdina ou BIDÉSAX?

Quando deparei com esta nova invenção não sabia se desatar a rir se chorar. A 1ª hipótese venceu e as gargalhadas souberam-me divinalmente. É certo que tinha presente que o que me fez dedicar-me ao saxofone, na minha adolescência, para além da sonoridade e expressividade, tinha sido a sua magnífica forma, quase de nave espacial alienígena (quando observado segundo certas perspectivas, em close picado - tipo do interior dos caças quando sobrevoam a "mothership"... ), mas se, para aprender e treinar sem incomodar os vizinhos, tivesse que tocar num "bidet - shaped horn" ou BIDÉSAX, hoje tocaria French Horn, Bombardino ou Sousafone, para ser mais lusofónico, em vez da corneta que o sr. Adolphe Sax inventou, 166 anos atrás.
Só um nipónico para inventar um "gadjet" com um design tão pavoroso!! Note-se que não estou a criticar a utilidade de uma surdina para os saxofones, que, contrariamente aos seus primos metálicos Brass (trompetes, trombones, etc..), não dispunham de qualquer tipo de acessório que reduzisse a intensidade sonora eficazmente. Dá vontade de perguntar: Desculpe, mas não tem disto noutras cores?...

15.2.06

À Bolina no Bodyspace


Apesar de ter sido editado em 2005, o cd "À Bolina" tem sido objecto de análise sobretudo no ano corrente. Desta feita no especializado Bodyspace, um dos mais rigorosos e atentos sítios acerca dos eventos mais relevantes que surgem no mundo musical. É particularmente gratificante sentirmos que a arte que criamos através da persistência, empenho, esforço, bastantes "directas", notório emagrecimento e algum talento obteve algum reconhecimento por parte de críticos e especialistas imparciais. Ao ponto de não resistir a transcrever os seguintes excertos:
« Do pequeno, mas rico em polémica, mundinho do jazz português, Rui Azul é uma das personalidades menos evidentes mas ao mesmo tempo mais interessantes. ... », e ainda « ...Rui Azul viaja, sózinho, mas confiante no destino. E este disco, surpreendentemente, é uma ilha perdida no jazz português.».
Fica aqui o meu convite para lerem o restante texto e visitarem o interessante sítio chamado Bodyspace

11.2.06

5.2.06

À Bolina n'A Trompa


É espantoso como o bloguniverso está a impôr-se como novíssimo meio de comunicação social, complementando e mesmo substituindo as funções que "deveriam" caber aos tradicionais e instituídos órgãos da imprensa, rádio e televisão, que se alheiam muitas vezes de veicular a informação e divulgação sobre o trabalho dos artistas nacionais, apesar de serem pagos para desempenhar essas funções. Parece evidente que os bloggers possuem mais brio profissional que... os profissionais!
É o caso de Rui Dinis, mentor d' A Trompa, excelente blog acerca da música actual (e não só). Podem dar uma vista de olhos na sua análise do À Bolina e no atento trabalho que ele publica.

4.2.06

Jazz History Map

Para lerem melhor os períodos, cliquem na imagem.
Fiz este mapa cronológico baseado nas minhas pesquisas. É mais fácil ficarmos
com uma ideia mais precisa, ao visualisarmos um gráfico, em vez de um texto.