12.3.06

4 supreme saxmen

Também não poderia deixar de mencionar as importantes e fulcrais fontes onde fui "beber" para crescer, "à bout de souffle"...
Da esq. p/ a dir: Bean, mais conhecido por Coleman Hawkins (reconhecem o jovem trompetista, atrás dele, na época com 18 anitos? Acabara de sair da Julliard, para se juntar aos seus ídolos, Bird & Diz!...); depois Newk, com corte à Taxi Driver, o colosso jamaicano, vulgo Sonny Rollins; Rahasan Roland Kirk, secção de sopros in one man (alternava por vezes para a flauta transversal, soprando-a pelo... nariz!... não, não estou no gozo, é mesmo verdade!) ; por último, herdeiro de Mingus, fundador da Dinasty, o inesquecível George Adams, que tive o prazer de conhecer pessoalmente e conviver durante uma série de noites (em 1980) no club B14 Jazz, em Roterdão, no qual eu tocava na Houseband (banda residente do clube), para além de ter desempenhado outras funções, como cozinheiro, pintor de murais/decorador e técnico de som, além de tocar sax na rua, durante o dia... (sabem como é que são os portugueses, a trabalhar no estrangeiro, e ainda por cima ainda não havíamos ingressado na CEE, na época... ia-me desenrascando como podia. Eu queria era estar por dentro da... jazz scene, you know, man, dig it? )

2 comments:

Anonymous said...

best regards, nice info » »

Anonymous said...

Meus amigos ,coloquei mais uma aula grátis no youtube
O assunto é ARTICULAÇÕES JAZZISTAS onde explico os 03 sinais mágicos - > ^ usados pelos instrumentistas de sopro dento do repertório para Big Bands ,quinteto de saxofones e naipe de metais e principalmente pelos saxofonistas solistas dentro do repertório jazzistico e de improvisação ,sendo que estas articulações podem ser usadas dentro da música popular ,chorinho etc...
Espero que esta aula possa ajudar os saxofonistas que estão longe dos grandes centros ou não tiveram ainda a oportunidade de estudar as ARTICULAÇÕES dentro do mundo JAZZISTICO já que a maioria dos métodos como Klosé, Giampierre,Amadeu Russo,Nabor Pires Camargo que trata deste assunto com um enfoque mais ERUDITO .
Como sou oboista e flautista (musica antiga ) conheço bem as diferenças e as necessidades de cada estilo e sendo o saxofone o símbolo do free jazz ainda existe pouco material em vídeo sobre articulação dentro da linguagem jazzista ,embora existam muitos livros com as articulações - > ^ escritas geralmente de origem americana nossos saxofonistas ficam sem entender como é a sonoridade e como fazer estas articulações .Por isso gravei esta vídeo aula com o passo a passo para que todos possam entender como soa e como deve ser feito ao aplicar estas articulações - > ^ em suas interpretações onde ao tocar em naipe se faz EXTREMANENTE necessária o uso de articulações em comum .

Esta vídeo aula é grátis e faz parte da Escola Online de sax-Explicasax

SOM ROUCO e VIBRATOS (07 Partes )
http://www.youtube.com/watch?v=HL1vVKAZpRQ

AULA PARA INICIANTES NO SAX EXPLICANDO A EMBOCADURA,ESCALA,ETC...(07 Partes )
http://www.youtube.com/watch?v=Qs5-NMG-u60

ARTICULAÇÕES JAZZISTICAS NO SAX (06 partes)
I Parte-Articulações jazzísticas no sax
http://www.youtube.com/watch?v=WUcqneo-0lY

Prof.Ivan Meyer
www.explicasax.com.br
Aulas Online de Sax

"Um mundo mágico te espera no link abaixo"

http://explicasax.com.br/forum/viewtopic.php?t=18201&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight